segunda-feira, 30 de maio de 2011

CAFEÍNA


"A cafeína, além de atuar como um termogênico natural, melhorando o metabolismo e favorecendo a perda de peso, também atua inibindo as adenosinas, que são as substâncias responsáveis por induzir o sono e, assim, promover um maior estado de atenção. Além disso, promove a oxidação de gorduras corporais e facilita a sua eliminação."
Fonte:  ANutricionista.Com - Francis Moura Santos - CRN5 3243/P - Disponível em:
<http://www.anutricionista.com/cafe-verde-o-mais-novo-termogenico.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+Nutricionista+%28Nutricionista%29&utm_content=Yahoo!+Mail>

Segundo Cardoso e colaboradores (2010) “os alimentos termogênicos são aqueles que apresentam um maior nível de dificuldade em ser digeridos pelo organismo, fazendo com que esse consuma maior quantidade de energia e caloria para realizar a digestão. Todos os alimentos gastam energia para serem digeridos, ou seja, têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o  metabolismo, aumentando a queima de gordura, porém existem alguns que  destacam mais que os outros, pois induzem o metabolismo a trabalhar com ritmo acelerado, gastando assim, mais calorias, sendo estes classificados como
termogênicos.”
CARDOSO, Jéssica. MARTINS, Jéssica. BENITES, Júlia. CONTI, Tássia. SOHN, Viviane. Uso de alimentos termogênicos no tratamento da obesidade. Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências da Saúde Instituto de Nutrição Josué de Castro. Rio de Janeiro, 2010.

Segundo VILELA, A. Danielle (2007)“A cafeína tem sido associada a um aumento nas concentrações de ácidos graxos livres no sangue, portanto, funcionaria como uma substância capaz de mobilizar gorduras.
Esse efeito não teria influência da tolerância, ou seja, ele se observaria tanto em pessoas que usam cafeína esporadicamente, como nos usuários crônicos. O efeito termogênico, de aumento das concentrações de ácidos graxos, ocorre devido a uma mobilização das gorduras de seus depósitos (lipólise) , muito provavelmente em consequência da ação da cafeína.
VILELA, A. Daniele; LOURENÇO, D. Keila; TAMES, S. L. Mario; BAHIA, F. Rodrigo; NAVAROO, Francisco. ANÁLISE DA AUSÊNCIA DO TEOR DE CAFEÍNA NAS ROTULAGENS DOS CAFÉS COMERCIALIZADOS. Revisa Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo v.1, n. 5, p. 92-105, Set/out 2007. 



“Vários estudos em humanos sugerem que o consumo de café induz a perda de peso por aumento da termogênese, uma vez que se verifica um aumento do gasto energético após a ingestão de cafeína ou café. Existem evidências de que esse aumento é dependente da quantidade de cafeína ingerida, tendo sido esti­mado que a ingestão média de 6 xícaras de café diárias causa um aumento no consumo diário de energia de aproximadamente 100 kcal. A cafeína parece ser o composto químico responsável pelo efeito termogénico do café, uma vez que este não foi verificado após a ingestão de descafeinado.”
ALVES, C.R.; CASAL, S.; OLIVEIRA, B. BENEFÍCIOS DO CAFÉ NA SAÚDE: MITO OU REALIDADE? Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, Rua Aníbal Cunha, Porto, Portugal. Quim. Nova, Vol. 32, No. 8, 2169-2180, 2009.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário