quarta-feira, 1 de junho de 2011

Antioxidantes


"Quando as células boas morrem"
Antioxidantes segundo a "Coffee Science", o oxigênio interage com as células do nosso corpo a cada minuto, a cada milésimo de segundo. Esta exposição ao oxigênio é normal e necessários para a renovação das células saudáveis ​​para combater doenças. Mas muitas vezes o processo da errado e da iniciio a um processo chamado oxidação. Nesse caso, uma célula danificada, chamada de radical livre, é criada e ataca outras células. Isso pode causar grande problemas como - acelerar o processo de envelhecimento e prejudicando o DNA de uma maneira que pode desencadear o início da doença cardíaca, acidente vascular cerebral, câncer ou até mesmo a doença de Alzheimer. Felizmente, os antioxidantes - substâncias em uma ampla gama de alimentos e bebidas feitas a partir de certas plantas - pode vir ao resgate. Eles neutralizam os radicais livres, ajudando a evitar alguns dos danos que eles poderiam causar. Enquanto você pode ter lido que os antioxidantes são encontrados em tomates e uvas, brócolos e chá verde, que agora sei que o café é a fonte número um de antioxidantes nos alimentos "
WWW.COFFEESCIENCE.ORG

  
“Os radicais livres e outras espécies reativas de oxigênio e nitrogênio (ERO e ERN), derivados do metabolismo normal ou de origem externa, podem danificar vários tipos de macromoléculas celulares como lipídios, proteínas e DNA, que poderiam causar algumas doenças degenerativas, cardiovasculares e certos tipos de câncer.


Os compostos antioxidantes protegem os sistemas biológicos contra os efeitos potencialmente danosos das ERO e ERN a diversos alvos celulares. O consumo de alimentos ricos em antioxidantes pode conferir proteção auxiliar contra o estresse oxidativo, além de fornecer co-fatores para enzimas antioxidantes endógenas. Entre os compostos vegetais com atividade antioxidante, destacam-se os fenóis. A principal classe de compostos fenólicos é representada por ácidos hidroxicinâmicos, encontrados em quase todas as plantas, sendo o principal representante o ácido caféico, que ocorre, em muitos alimentos, esterificado ao ácido quínico, sendo chamado de ácido clorogênico. Além destes compostos destacam-se ainda os tocoferóis, tocotrienóis, carotenóides, ácido ascórbico e minerais, dentre eles Al, Ba, Ca, Co, Cu, Fe, K, Mg, Mn, Ni, P e Zn. O café, uma das bebidas mais consumidas, é a prinicipal fonte de ácido clorogênico da dieta humana.”

SANTOS, H. M.; BATISTA, L. B.; DUARTE, S. M. S.; ABREU, P. M. C. INFLUÊNCIA DO PROCESSAMENTO E DA TORREFAÇÃO SOBRE A ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DO CAFÉ (Coffea arabica). Quim. Nova, Vol. 30, No. 3, 604-610, 2007.


"Os resultados indicam que o café verde contém muitos antioxidantes, portanto o café verde pode inibir a oxidação das células causadas por danos oxidativos."

Yanagimoto K, Ochi H, Lee KG, Shibamoto T. Antioxidative activities of fractions obtained from brewed coffee. J Agric Food Chem. 2004 Feb 11;52(3):592-6. Department of Environmental Toxicology, University of California, Davis, CA.

Antioxidantes por Fernanda Marino de Oliveira - CRN8 6502, Nutricionista. clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário