segunda-feira, 2 de maio de 2011

Consumir 3 a 4 xícaras de café por dia apresenta um risco 5 vezes menor de desenvolver Parkinson



Num estudo científico, homens que consumiam pelo menos 3 a 4 xícaras de café por dia apresentavam um risco 5 vezes menor de desenvolver doença de Parkinson, do que os não consumidores.74 Num outro estudo prospectivo, homens que consumiam diariamente a quantidade de cafeína correspondente a uma xícara de café possuíam um risco 50% menor de desenvolver a doença. Mulheres que consumiam 4 ou mais doses de café diárias possuíam um risco 50% menor de desenvolver doença de Parkinson do que as não consumidoras.

Sabe-se que doses moderadas de cafeína interferem positivamente no humor, na disposição, e na performance cognitiva devido ao seu efeito psicoestimulante. É possível que as β-carbolinas harmana e nor-harmana tenham também alguma responsabilidade por este efeito, uma vez que inibem (competitiva e reversivelmente) a monoaminoxidase A (enzima que metaboliza a serotonina e noradrenalina, dois neurotransmissores associados ao bem-estar e boa disposição).

Café e cálculos renais

Foi verificada uma associação inversa entre o consumo de café e a presença de cálculos renais num estudo de caso-controlo.146 Dois estudos de coorte posteriores vieram apoiar essa observação, tendo-se verificado uma diminuição do risco de desenvolvimento de cálculos renais em 10 e 9%, com o consumo diário de 240 mL de café ou descafeinado, respectivamente.




[3] ALVES, R. C.; OLIVEIRA, S. C. B. Benefícios do Café na Saúde: Mito ou Realidade? Quim. Nova, Vol. 32, No. 8, 2169-2180, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/qn/v32n8/v32n8a31.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário