segunda-feira, 2 de maio de 2011

Café Verde – O mais novo termogênico?


Pesquisas comprovam que por conter cafeína e Ácido Clorogênico o Café Verde o mesmo utilizado para fazer o café que tomamos no dia-a-dia, teria um ótimo efeito termogênico, sendo um aliado para os praticantes de atividade física e um coadjuvante em dietas que visam o emagrecimento.
Durante o processo de torrefação, somente a cafeína é mantida em suas concentrações encontradas no fruto verde. Porém, as substâncias mais estudadas são a cafeína e o ácido clorogênico.
A cafeína, além de atuar como um termogênico natural, melhorando o metabolismo e favorecendo a perda de peso, também atua inibindo as adenosinas, que são as substâncias responsáveis por induzir o sono e, assim, promover um maior estado de atenção. Além disso, promove a oxidação de gorduras corporais e facilita a sua eliminação.
Já o ácido clorogênico diminui a absorção de glicose a nível intestinal e participa no metabolismo dos açúcares inibindo a enzima glicose-6-fosfatase, que é responsável pela liberação de açúcares do fígado para a corrente sanguínea. Essa inibição mantém os níveis baixos de glicose e diminui o acúmulo de gordura, já que açúcar em excesso é transformado em gordura. Por sua ação no metabolismo da glicose o café verde também pode ser um coadjuvante no tratamento de pacientes diabéticos.
O ácido clorogênico também parece agir no estado de humor das pessoas evitando a depressão, porém os mecanismos ainda não são claros.
O potencial antioxidante do café verde fez com que as pesquisas em torno de produtos cosméticos utilizando seus principios ativos fossem intensificadas. Isso por que a ação antioxidante do ácido clorogênico atua no combate aos radicais livres, os vilões do envelhecimento, e protege contra as radiações ultravioletas.

Fonte:  ANutricionista.Com - Francis Moura Santos - CRN5 3243/P -

http://www.anutricionista.com/cafe-verde-o-mais-novo-termogenico.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+Nutricionista+%28Nutricionista%29&utm_content=Yahoo!+Mail
Referências Bibliográficas:
DO VALLE, Pedro Lobo. Café verde. Disponível em: Acesso em: 16/03/2011

Paulo. Emagrecer com café verde. Disponível em: Acesso em: 16/03/2011

Café verde: o antioxidante da vez. Disponível em: Acesso em: 17/03/2011

CAPUANO, Cris. Café verde: o antioxidante da vez. Disponível em: Acesso em: 17/03/2011

Café verde emagrece. Revista Boa Forma. São Paulo: Editora Abril, Mar 2001

http://desdetegus.wordpress.com/2009/10/29/beneficios-del-cafe-verde/

Nenhum comentário:

Postar um comentário